Novo ministro do MME fala em continuidade dos trabalhos e mantém secretário

Moreira Franco tomou posse substituindo Fernando Coelho Filho e manteve Vicente Lôbo na Secretaria de Geologia

Por Conexão Mineral 13/04/2018 - 11:41 hs
Foto: Saulo Cruz/ MME
Novo ministro do MME fala em continuidade dos trabalhos e mantém secretário
Moreira Franco, novo Ministro de Minas e Energia

Moreira Franco tomou posse como Ministro de Minas e Energia, substituindo Fernando Coelho Filho, e afirmou em seu primeiro discurso que dará continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo MME. “O presidente disse que nós deveríamos seguir e continuar com a política exitosa que tem dados resultados surpreendentes. Nós temos uma equipe respeitada, que não vive do elogio. E essa equipe será comandada no espírito da continuidade”, disse o ministro.

Moreira anunciou os integrantes das Secretarias que compõe o MME. Para a Secretaria-Executiva, o novo ministro formalizou a indicação do atual secretário de Petróleo, Gás e Biocombustível (SPG), Márcio Félix, substituindo Paulo Pedrosa.  No comando da SPG fica o diretor Departamento de Política de E&P de Petróleo e Gás Natural, João Vicente Vieira. As Secretarias de Energia Elétrica; Geologia e Mineração; e Planejamento seguem com atuais secretários: Fábio Lopes, Vicente Lôbo e Eduardo Azevedo.

Em menção aos secretários, Moreira disse que tem orgulho de dizer que “os secretários de Fernando Coelho agora são meus. Eu tenho certeza que vamos enfrentar esse desafio juntos. O programa que vem sendo cumprido será perseguido até o limite da vitória” declarou.

Ainda em seu discurso de posse, o novo ministro se comprometeu a garantir a segurança jurídica e disse que em breve o governo concluirá o decreto que regulamenta e atualiza itens do Código de Mineração, o marco legal do setor. Segundo ele, a mineração foi resgatada pelo atual governo de um período de atraso causado por deformação ideológica que impregnaram gestores de governos anteriores. “O setor de mineração era tão atrasado, tão confuso, que não é exagero dizer que estava além do século passado. O dr. Vicente Lôbo, que tem feito um trabalho excepcional, vai continuar para concluir este trabalho no governo do presidente Temer”, disse ao falar sobre o decreto presidencial que irá regulamentar o Código Mineral e também anunciar Lôbo como titular da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Ele havia sido exonerado, mas voltou atrás após convite feito pelo novo ministro.

Para o diretor-presidente do Ibram, Walter Alvarenga, que esteve na cerimônia, a fala do novo ministro encontra sintonia com o que defende a indústria da mineração. “Ao anunciar um ambiente de continuidade no Ministério de Minas e Energia e também assumir publicamente que irá agir de modo a assegurar segurança jurídica para nosso setor temos as esperanças renovadas para prospectar um cenário mais positivo para a retomada dos investimentos no setor mineral”, afirmou o dirigente.